quinta-feira, 16 de junho de 2011

Tá liberado

     A câmara dos deputados aprovou ontem, em sessão extraordinária, a Medida Provisória 527. Entre outras ações foi instaurado o Regime de contratações diferenciado, RDC, para licitações que envolvam obras que serão utilizadas na Copa e nas Olímpiadas. Na prática o RDC libera o aumento do orçamento para todas as obras relacionadas aos dois grandes eventos desportivos quando as seguintes "emergências" acontecerem: Necessidade de alteração do projeto a pedido da Fifa e do COI; exigência da Administração Pública; Recomposição financeira causada por motivos de força maior, enchentes, acidentes etc. A primeira é particularmente preocupante, já que é fato consumado que a FIFA é gerida por corruptos declarados.
Correria das obras pode facilitar desvio de verbas
     Para quem não sabe, ou apenas suspeitava, a ilegalidade da instituição máxima do futebol está aí para quem quiser ver. A sede na Suiça, país sem tradição no futebol e reconhecido paraíso fiscal é apenas um sinal da falta de honestidade dos membros da entidade, da qual Ricardo Teixeira, o "cara" que organiza a copa no Brasil, faz parte. As evidências ficam por conta do tribunal de Zug, que julgou o caso das propinas da ISL, empresa que controlou o Marketing e os direitos televisivos de competições organizadas pela FIFA até 2001, ano de sua falência. Durante o processo foi confirmada a movimentação de cerca de 115 milhões de dólares em propinas para dirigentes de todo o mundo e executivos da entidade confirmaram a participação no negócio.Atualmente a ISL não existe mais, mas a Infront controlou na última Copa cerca de 40% dos direitos televisos do evento, a empresa é presidida pelo sobrinho de Joseph Blatter, Phillipe Blatter. Os negócios continuam obscuros.
     Nossa câmara ignora todas as evidências e dá carta branca para Blatter, Ricardo Teixeira e companhia fazerem a festa com o dinheiro do contribuinte e para piorar, a MP preve também sigilo no orçamento das obras. A esperança é agora a votação do senado, já que a orientação do PT, partido da Presidente foi de aprovar a medida.

Fontes:

Jornalista Andrew Jennings fala sobre corrupção da Fifa no programa "Bola da vez" da ESPN

MP 527 é arpovada

Saiba quais deputados votaram "sim" na MP que dá poderes à Fifa e CBF - Mauro Cézar Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário