domingo, 3 de julho de 2011

O lugar dos clubes brasileiros

Na preparação do Brasil para Copa América Neymar é a principal estrela e joga no Brasil, há muito tempo a estrrela da seleção não é brasileira. Em 2010, Kaká do Real era a referência, em 2006 Ronaldinho Gaúcho, do Barcelona, comandava o quadrado mágico, e até mesmo em competições menos importantes quando a seleção não ia com força total os principais nomes vinham de fora, na Copa América de 2007 Robinho foi o artilheiro, jogava no Real, Adriano o herói de 2004 era o Imperador da Inter, estaria o projeto do presidente do Santos Luiz Álvaro de ter o melhor do mundo jogando no Brasil dando certo?
Ainda faltam alguns passos para que Neymar se consolide como grande nome do futebol mundial, mas a estrada já está sendo trilhada, isso é bom para todos os clubes daqui. Apesar do futebol brasileiro ser reconhecido como um dos melhores do mundo, os clubes e campeonatos daqui não tem o mesmo status, geram menos receita do que poderiam porque, além de outros fatores, não tem grandes craques.
Neymar e Ganso na seleção podem alavancar a imagem dos clubes brasileiros no exterior











O insucesso dos melhores jogadores brasileiros no exterior, a possibilidade de ganhar quase o ganharia caso se tranferisse para fora do Brasil ainda segura Neymar aqui, contra a permanência está o glamour de jogar na Europa e disputar campeonatos mais reconhecidos como a Premier League, a Liga Espanhola e Champions League. O lugar desse glamour não é só na Europa, o "fico" de Neymar pode ser o início do engrandecimento do futebol brasileiro e a participação dele e de Ganso Copa América é mais um passo da estrada  que pode colocar os clubes brasileiros no lugar de destaque que merecem no cenário mundial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário